Nesta segunda-feira, (06), aproximadamente 200 mil alunos matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino, que abrange 406 escolas, retornaram às aulas para iniciar o ano letivo de 2023 em Rondônia.
O Governo de Rondônia investiu quase 2 bilhões na educação de todo o Estado para atender aproximadamente 200.000 alunos e disponibilizou 48.000 novas matrículas. São investimentos em áreas de tecnologias, reforma da infraestrutura das salas, refeitórios, auditórios, quadras de esportes, bibliotecas entre outras benfeitorias.
Em Cacoal, a solenidade de abertura oficial aconteceu pela manhã, na Escola Estadual Josino Brito, com início do Cerimonial às 9h. Houve demonstração da utilização dos dispositivos portáteis “Orcam MyEye”, que estão sendo entregues para alunos com deficiência visual de toda a rede pública.
Este dispositivo permite que pessoas com deficiência visual compreendam o texto e identifiquem objetos através de feedback de áudio, descrevendo o que não conseguem ver. Essa tecnologia disponibiliza independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e Síndrome de Down. O aparelho fotografa, escaneia e transforma instantaneamente textos de qualquer superfície em áudio. Isto acontece com livros, jornais, revistas, placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas, mensagens do celular, folhetos etc.