O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), disse, em entrevista ao Metrópoles, que o agronegócio pretende ter mais influência na 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30).
“A gente quer ser parte ativa e protagonista na COP que terá aqui no ano que vem. Acho que esse é um tema muito importante. Tem que vencer essa barreira de não poder aliar agro com o ambiente. A gente precisa disso, nós trabalhamos muito”, disse o presidente da FPA.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirma que a COP30 em Belém será relevante para mostrar a imponência da Amazônia e da biodiversidade brasileira. “É muito importante a gente cuidar do ecossistema; é muito importante a gente cuidar da biodiversidade; é muito importante a gente cuidar da nossa floresta. Mas é muito importante a gente cuidar do nosso povo, que vive na Amazônia”, destacou o petista em junho.
A COP é composta por países-membros, organizações não governamentais (ONGs) e iniciativa privada. No entanto, apenas as “partes” têm direito a voto nas negociações e nos acordos em busca de soluções contra as mudanças climáticas.