O Programa Nacional de Segurança do Paciente – PNSP foi instituído pelo Ministério da Saúde – MS em 2013, mediante Portaria nº 529, de 1º de abril, com o objetivo de criar um programa de contribuição para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde.
O pilar do PNSP apresenta seis metas de segurança do paciente: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
O governador Marcos Rocha destacou que, “trabalhamos para oferecer cada vez mais serviços dignos e de melhor qualidade para nossa população, especialmente aos usuários da saúde pública. Esse evento é muito importante para que possamos aprimorar nossa prestação de serviços”.
O PNSP tem promovido a implementação de ações de segurança do paciente em todos os serviços de saúde, públicos e privados. De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, após a criação do programa, “houve uma melhora significativa nos indicadores de segurança do paciente, como a redução das taxas de infecção hospitalar e das de mortalidade por eventos adversos”, salientou.
Embora tenha preferencialmente como público-alvo, coordenadores de Segurança dos hospitais, o diretor-geral da Agevisa estendeu o convite à população em geral para participar, em especial, da abertura para este importante evento.
Na quinta-feira (14), após apresentação de um panorama geral da segurança do paciente em Rondônia, aspectos dos serviços oferecidos e avaliação das práticas, haverá um espaço reservado a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, para relato de experiências. A programação terá encerramento na sexta-feira (15), com apresentação das oficinas realizadas por grupos de trabalhos.