A temporada anual de seca do Brasil central, que trouxe meses sem precipitação, definitivamente acabou e os próximos dias devem ser de chuva na maior parte do território nacional e muita água em algumas áreas que enfrentaram meio ano sem uma gota sequer.
Veja onde vai ter chuva no Brasil nesta semana:
Precipitações volumosas
No Centro-Oeste, com o fim da temporada seca, a semana que se inicia promete chuva e que não será pouca em várias áreas. Chove bastante nos próximos dias em muitas cidades dos estados de Mato Grosso e de Goiás, com marcas somente nesta semana de 100 mm a 150 mm em alguns pontos.
As precipitações alcançam praticamente todo o Centro-Oeste com expectativa de instabilidade em muitas áreas de Mato Grosso do Sul. A chuva deve ser mais frequente principalmente em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal.
Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter chuva também em quase toda a região. As áreas que mais deve ter chuva serão o interior de São Paulo, o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas Gerais. No Leste de Minas, Norte fluminense e no Espírito Santo chove pouco.
Embora possa ocorrer chuva isolada na primeira metade da semana, a maior parte da chuva vai cair na segunda metade da semana no Sudeste do Brasil, especialmente na sexta e no sábado, quando não apenas a chuva tende a ser mais generalizada como mais forte.
As pancadas de chuva no Sudeste e no Centro-Oeste devem se dar sob uma atmosfera aquecida, assim é provável que a chuva localmente forte venha com temporais de raios, granizo e vento em alguns pontos.
Já no Sul do Brasil onde mais deve chover é no estado do Paraná, especialmente no final da semana. Na maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina os volumes nestes sete dias não devem ser altos. No estado gaúcho, os maiores acumulados devem se dar no oeste e no norte.
Chuva em todas as regiões
Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva nesta semana devem ocorrer no Amazonas, principalmente no oeste e no sul do estado. A semana terá ainda volumes razoáveis de precipitação no Sul do Pará, no Acre e em Rondônia.
A região do centro para o norte do Pará, no nordeste do estado do Amazonas e ainda em Roraima e no Amapá, as chuvas devem chegar com menos volume. O Amapá, em especial, deve ter precipitação bastante escassa com pancadas muito isoladas.
Na Região Nordeste, a chuva será outra vez bastante escassa na maior parte da região, mas já se observa um aumento da precipitação em parte dos estados, principalmente em áreas do oeste da Bahia e do sul do Maranhão e do estado do Piauí.
Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe devem ter uma semana com muito sol e chuva escassa, caindo em pontos muito isolados.