Na Semana Nacional do Trânsito (SNT), que acontece de 18 a 25 de setembro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) intensifica as ações educativas, com foco na prevenção de sinistros causados pelo consumo de álcool associado à direção veicular. Através da Campanha “Álcool X Direção”, a Escola Pública de Trânsito (EPTran) realizou na quarta-feira (18), em Porto Velho, a abordagem de 126 condutores, informando sobre os riscos da combinação de álcool e direção, destacando ainda, como o condutor fica com reflexos mais lentos, perde a coordenação motora e aumenta o tempo de reação, em caso de tomada de decisão.
Durante as ações, também são abordados quanto a cultura do motorista da vez. Ao sair para se divertir, é importante designar alguém para dirigir, e que não tenha consumido bebidas alcoólicas, bem como as consequências legais de dirigir alcoolizado. Nesta situação, a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) realiza diariamente ações para coibir condutores que misturam álcool e direção veicular, pois ao serem flagrados nesta situação podem ser penalizados com multas, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até mesmo prisão.
AÇÕES
A EPTran realiza atividades diversificadas durante a SNT em todos os municípios, incluindo palestras educativas em empresas, abordando os perigos do álcool no trânsito e as alternativas mais seguras. Nas ações com grande público, há distribuição de material informativo, como panfletos e o “bafômetro descartável”, para medir o teor alcoólico do condutor, encorajando-o a não conduzir sob efeito de álcool.
O governador de Rondônia destaca que as ações desenvolvidas visam promover a reflexão quanto à segurança no trânsito. “É importante ouvir o Departamento de Trânsito, sabendo que suas ações primam pela segurança viária e redução acidentes e lesionados no trânsito rondoniense”, avaliou.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressalta que as ações da Autarquia têm a intenção de promover um trânsito mais seguro para todos, conscientizando a população sobre os perigos da combinação de álcool e direção, considerando que a paz no trânsito começa por você.
POLÍTICAS NACIONAIS
As ações educativas e de fiscalização do Detran-RO fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), ao qual a Autarquia aderiu em 2022. O Plano se alinha às iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Nova Década de Segurança no Trânsito, com as políticas nacionais de trânsito e de mobilidade urbana, e estabelece metas à redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por veículos, de 2018 a 2028.