Nesta terça-feira, 29 de outubro, a professora Clausa Pereira Moutinho e a filha Evercina Pereira Moutinho Vieira, estiveram ao vivo no programa Comando na TV, na TV Suruí Cacoal, canal 15.1, para divulgar a ação solidária em prol de Esterli Moutinho, de 48 anos, que foi vítima de um aneurisma cerebral.
Aneurisma cerebral é uma dilatação anormal que se forma na parede de uma artéria do cérebro, podendo causar sangramento intracraniano e levar a um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.
Conforme Evercina, irmã de Esterli, a sobrevivência a um aneurisma cerebral depende de diversos fatores, como, o tamanho da lesão, localização e se o aneurisma rompeu ou não veias cruciais no cerébro.
A mãe de Esteli, a professora Clausa disse que a cirurgia da filha durou cerca de 9 horas. “A previsão era para seis horas, mas durou nove”, disse muito preocupada com a situação em que a filha está.
O jornalismo buscou informações sobre o tipo de aneurisma sofrido por Esterli e apurou que é muito grave. Cerca de dois terços dos pacientes sobrevivem, mas a metade deles ficam com sequelas que comprometem a qualidade de vida para o restante da vida.
Quem quiser e puder contribuir, pode acessar:
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/tratamento-esterli