A banana é a fruta mais popular do planeta, e os brasileiros estão entre os maiores produtores e consumidores. Cada brasileiro consome, em média, 25 kg de banana por ano, segundo dados da Embrapa.
Cada pessoa tem a sua variedade preferida: prata, nanica, maçã, ouro, caturra, terra, todas com características próprias de cor, textura e sabor.
Quem come banana está consumindo energia, carboidratos, quatro tipos de vitaminas, além de potássio, fósforo, cálcio e sódio, o que torna a banana uma excelente escolha alimentar para manter uma boa saúde.
O Brasil é o quarto maior produtor mundial, ficando atrás somente de Índia, China e Indonésia.
A banana é cultivada em todos os estados, sendo que São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os maiores responsáveis pela produção de cerca de 7 milhões de toneladas por ano.
É um mercado que movimenta cerca de 14 bilhões de reais por ano e que tem, também, importante papel social, já que quase metade da produção vem da agricultura familiar, de pequenos produtores.
Mais de 95% da produção da fruta é consumida internamente no Brasil, e o que é exportado tem como principais destinos a União Europeia e os países do Mercosul.
A bananeira é uma planta que pode ser totalmente aproveitada. Folhas, tronco e até o “umbigo” (ou “coração”) podem ser utilizados na produção de artesanato, decoração, doces, alimentos para humanos e animais, e até como remédio veterinário natural.
Vou sugerir duas maneiras diferentes de consumi-la: pastel de banana e farofa de banana para churrasco ou com feijoada; ambas são imperdíveis!