Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




90% dos produtores do PR tem pelo menos 1 trator

“Somente 10% revelaram intenção de compra de tratores no prazo de 18 meses”



- Advertisement -
A pesquisa no segmento de tratores revelou que a “grande maioria” dos produtores no Paraná não planeja adquirir novos equipamentos – Foto: iStock

O estudo “Panorama do Mercado de Máquinas no Setor de Grãos no Paraná” pela Kynetec Brasil, baseado em quase 600 entrevistas no estado, destaca que, em média, os produtores possuem três tratores por propriedade. Mais de 90% das propriedades têm pelo menos um trator, uma plantadeira e um pulverizador, enquanto 60% possuem pelo menos uma colheitadeira.

A pesquisa, elogiada por Luciana Neves, especialista da Kynetec, aborda a percepção do produtor sobre marcas, perfil da frota, aquisição e uso de equipamentos, tecnologias, mercado de novos e usados, manutenção, intenção de compra e satisfação dos proprietários. A consultoria pretende utilizar esses dados como base para um painel nacional semelhante.

A pesquisa no segmento de tratores revelou que a “grande maioria” dos produtores no Paraná não planeja adquirir novos equipamentos nos próximos um a dois anos, seja devido às condições do mercado ou à satisfação com a frota existente. Aqueles interessados em investir geralmente são proprietários de tratores com mais de dez anos de uso. O levantamento abrangeu pequenos, médios e grandes produtores de grãos, e cerca de 40% dos entrevistados demonstraram potencial interesse em adquirir equipamentos semiautônomos no futuro próximo, em todas as categorias de produtos analisadas na pesquisa.

“Somente 10% revelaram intenção de compra de tratores no prazo de 18 meses”, reforça Luciana. Já para pulverizadores, colheitadeiras e plantadeiras, ela acrescenta, o mesmo indicador foi de 24%, 22% e 20%, respectivamente.

A pesquisa destacada por Luciana Neves revela que 94% dos entrevistados veem a indústria de máquinas como impulsionadora da inovação no campo, e 89% acreditam que novas tecnologias revolucionarão a agricultura. Adicionalmente, 85% acreditam que as máquinas contribuirão para tornar o agronegócio mais sustentável. A pesquisa aborda a percepção do setor em relação às mudanças climáticas e à falta de conectividade no campo, considerada um obstáculo para aprimorar o uso de dados nas propriedades.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼