Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




70% dos acidentes envolvendo idosos são registrados dentro de casa

Na maioria das vezes, o que implica, provoca a queda do idoso, não é nem a idade, mas tem como fator preponderante a saúde de forma geral.



- Advertisement -
Sempre que um idoso cai, ele pode ser vítima de fraturas, traumatismo craniano, cortes e queimaduras.

Ninguém pode negar e estudos revelam, que inúmeros problemas afetam diretamente a qualidade de vida dos idosos, especialmente devido a dificuldade imposta pela idade, que limita a agilidade, por exemplo.

É aí que entra a necessidade de ações preventivas, já que estudos revelam que 70% dos acidentes envolvendo idosos, ocorrem dentro de casa e a maioria são quedas, que podem deixar o idoso impossibilitado de se locomover.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 70% das quedas em idosos ocorrem dentro de casa e acometem idosos com mais de 65 anos. Em idosos acima de 80 anos, a prevalência é ainda mais alta e a mortalidade associada a quedas chega a ser seis vezes maior.

As quedas nas pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade. Para evitá-las, além do cuidado, são necessárias algumas medidas nos ambientes.

Na maioria das vezes, o que implica, provoca a queda do idoso, não é nem a idade, mas tem como fator preponderante a saúde de forma geral.

Conforme profissionais de saúde, os principais problemas decorrentes das quedas são: fraturas, traumatismo craniano, cortes e queimaduras.

Outra informação importante, é que a maioria dos idosos que sofrem quedas do nada, são diagnosticados com ansiedade, depressão e o chamado “medo de cair” também conhecido como “Ptofobia”.

Entre as principais causas de quedas na terceira idade, estão os fatores relacionados ao envelhecimento, como diminuição da visão, fraqueza muscular relacionada ao sedentarismo.

É importante fazer exercícios sob orientação de um profissional especializado e também ter uma alimentação balanceada.

Veja Mais:

Combate a crimes contra idosos, mulheres, crianças e adolescentes no Governo Federal resultou em mais de 48 mil prisões



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼