Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 - Email: [email protected]




7 multas de trânsito INUSITADAS que você provavelmente não conhecia!



- Advertisement -

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), lançado no final dos anos de 1990, é um documento responsável por reunir as boas práticas que os condutores devem ter ao dirigir um automóvel nas vias públicas do país. O texto também determina quais são as penalidades caso os motoristas infrinjam alguma das leis que estão previstas.

Dessa maneira, algumas infrações podem ser mais comuns, tais como, por exemplo, dirigir embriagado, se recusar a fazer o teste do bafômetro se for solicitado por alguma autoridade competente ou se recusar a prestar ajuda a uma vítima de acidente de trânsito. Por outro lado, outras podem ser um tanto desconhecidas, mas os condutores devem ficar atentos a elas. Veja mais a seguir.

Erro na baliza

A baliza pode ser uma das manobras mais difíceis para quem dirige carros. Desde o exame prático o medo da baliza pode acompanhar os motoristas. O que muitos podem não saber é que errar a baliza pode ser considerada uma infração leve. Isso ocorre porque se o motorista deixar o carro distante entre 50cm a 1 metro da guia, ele pode ser multado e perder pontos na carteira.

Buzina após às 22h

Buzinar pode ser necessário em muitas ocasiões, no entanto, é preciso ter bom senso na hora de usar a buzina e saber de algumas regras básicas a respeito dela. Por exemplo, os motoristas não devem utilizar a buzina em locais inadequados, quando na frente de hospitais, por exemplo, ou após certos horários, como após às 22h.

O CTB determina que entre 22h às 6h os condutores não buzinem os carros. Do contrário, podem enfrentar uma infração leve, com multa e perda de 3 pontos na CNH.

Pneu “cantando”

Arrancar o carro e fazer os pneus “cantarem” também é uma infração gravíssima, conforme o CTB.

Curvas fechadas

Quem não diminui a velocidade ao fazer curvas fechadas pode estar cometendo uma infração média, embora possa ser difícil determinar se houve o erro ou não.

Poças d’água

Outra infração, dessa vez média, diz respeito às poças d’água. Isso porque em um dia chuvoso, se o veículo passar por uma poça e acabar jogando água em outro veículo, ele poderá ser multado.

Óculos e aparelho auditivo

Quem precisa fazer uso dos dois itens e é pego dirigindo sem eles está cometendo uma infração gravíssima.

Uso do alarme

Caso a pessoa utilize um alarme que perturbe o sossego público, ela poderá estar cometendo uma infração média. O Contran determina que não pode continuar a usar o alarme após 1 minuto, ou o motorista é passível de multa.

Categorias de infrações

O CTB divide as categorias de infrações em cinco. Dessa maneira, temos as infrações consideradas leves, médias, graves e gravíssimas, além das auto-suspensivas, elas determinam que a CNH do motorista seja suspensa de forma automática.

Em outras palavras, o condutor pode perder o direito de dirigir e necessita passar por um curso de reciclagem para poder recuperar a sua CNH.

Além disso, cada infração atribui uma perda de pontos determinada para os condutores, além de também requererem um pagamento de multa em um valor diferente.

Fonte:Pronatec


Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼