Sábado, 27 de abril de 2024 - Email: [email protected]




3 mudanças que usuários de iPhone podem ver caso Apple seja culpada por monopólio nos EUA

Justiça dos EUA processou a empresa por monopolizar ilegalmente o mercado de smartphones



- Advertisement -
Usuários da Apple: processo poderá afetar todos os produtos e serviços da empresa
14/04/2023REUTERS/Mike Segar

Quando a Apple lançou seu primeiro computador Mac em 1984, com sua icônica saudação de “olá” e uma cara sorridente, ela queria se diferenciar no mercado incipiente de PCs.

O produto também era acessível com seu design amigável e inovador — a maneira da Apple de destacar o Mac no confuso cenário dos PCs.

Esse mantra amigável ao consumidor ainda existe hoje, com a Apple cuidando cuidadosamente de uma experiência de usuário fácil, mas controlada, em todos os seus produtos, incluindo os bilhões de iPhones usados em todo o mundo.

Porém, o governo Biden acredita que a Apple levou isso longe demais. Na quinta-feira, o Departamento de Justiça processou a Apple por monopolizar ilegalmente o mercado de smartphones.

Em uma coletiva de imprensa, o governo forneceu uma longa lista de como a Apple supostamente esmagou a concorrência com termos restritivos da loja de aplicativos, altas taxas e sua abordagem de “jardim murado”, restringindo a forma como empresas terceirizadas interagem com suas marcas e serviços.

A empresa negou as alegações da ação judicial e disse que planeja combatê-las.

A Apple acrescentou que a ação judicial poderia capacitar o governo “a ter uma mão pesada na concepção da tecnologia das pessoas”.

Mas, se for bem-sucedido, o processo poderá afetar todos os produtos e serviços da Apple.

Embora o processo possa levar anos para ser concluído, algumas visões mais detalhadas podem apresentar o que isso significará para os usuários do iPhone.

Mudanças na App Store

Se for considerada responsável, a empresa poderá ser forçada a mudar uma série de coisas. Uma dessas mudanças é como os usuários do iPhone poderão ter mais acesso aos “superaplicativos”, que antes eram bastante restritos.

O termo se refere a aplicativos que permitem o envio de mensagens, pedidos de comida, processamento de pagamentos e outros recursos, tudo em uma única plataforma.

De acordo com Dipanjan Chatterjee, analista principal da empresa de pesquisa de mercado Forrester, os superaplicativos são a maior ameaça à preeminência da Apple na vida de seus clientes.

“Uma oferta como o WeChat, apelidado de aplicativo tudo da China, pode oferecer uma alternativa ao ecossistema da Apple para que as pessoas se comuniquem, façam transações bancárias, compartilhem memórias, conversem com empresas e muito mais”, disse ele.

Ele acrescentou que “o que a Apple mais teme é se tornar irrelevante para seus clientes”.

Ao mesmo tempo, superaplicativos como o WeChat são criados por empresas maiores e podem, portanto, colocar algumas empresas menores em desvantagem. E, de qualquer forma, o conceito não foi muito bem recebido nos EUA.

O governo dos EUA, no entanto, poderia argumentar que a desinteresse pode ser devida à alta participação da Apple no mercado de smartphones e à sua resistência em oferecer superaplicativos em sua loja, disse Chatterjee.

Melhor interoperabilidade

A Apple também pode ser solicitada a oferecer mais suporte para mensagens entre plataformas, uma questão que a empresa disse anteriormente que já está trabalhando.

A empresa permite que os usuários do iPhone enviem fotos e vídeos de alta qualidade uns para os outros, mas textos semelhantes para telefones Android são mais lentos e granulados. Ela também mantém essas mensagens em bolhas verdes, criando uma espécie de divisão de classes, argumentam os críticos.

Em novembro, a empresa disse que acrescentaria novos recursos, como recibos de leitura, indicadores de digitação, melhor suporte para bate-papos em grupo e compartilhamento de mídia de imagens e vídeos de maior qualidade, em todas as plataformas, para ajudar a diminuir a diferença.

A iniciativa da Apple de adicionar suporte ao padrão chamado rich communication services (RCS, serviços rico de comunicação, do inglês) deve ser implementada ainda este ano.

O RCS é considerado o substituto de alternativas como o SMS, ou serviço de mensagens curtas, e pode funcionar tanto por Wi-Fi quanto por dados móveis.

A mudança ocorreu após a pressão dos órgãos reguladores e dos concorrentes para que os sistemas operacionais funcionem de forma mais integrada.

A Lei de Mercados Digitais da União Europeia, por exemplo, exige que as empresas tornem seus principais serviços interoperáveis entre plataformas – governo dos EUA poderia exigir o mesmo.

Serviços mais abertos

Outra mudança provável é como o hardware de outras empresas, como smartwatches, interagirá com a linha de dispositivos e software da Apple, incluindo o iPhone e os serviços da Apple, como o Fitness+.

A empresa também exigiu que os usuários do Apple Watch possuíssem dispositivos iOS como uma forma de mantê-los presos ao ecossistema existente.

Chatterjee disse que essa mudança teria aspectos positivos e negativos.

“O resultado líquido residiria em algum lugar ao longo do espectro de acesso a opções maiores e mais baratas, mas também a desvalorização da experiência do cliente, tão valorizada pelos clientes da Apple”, disse ele.

O governo Biden também questionou a falta de suporte da Apple para serviços de nuvem móvel. A flexibilização dessa questão poderia permitir que os usuários acessassem jogos e outros aplicativos baseados em nuvem sem ter que pagar por um hardware caro.

Por dentro do debate

A ação judicial do DOJ alega que o comportamento da Apple prejudicou ilegalmente a concorrência, manteve seus clientes presos a seus produtos e impediu que outras empresas inovassem.

Embora o governo Biden tenha que provar esses danos, alguns críticos dizem que qualquer possível mudança que a Apple possa fazer terá um impacto negativo na experiência do usuário.

David McQueen, diretor de pesquisa da ABI Research, disse que reconhece que o mercado de conteúdo e aplicativos deve ser aberto, e que a Apple precisa evitar vantagens monopolísticas que restrinjam a concorrência, aumentar os preços ou bloquear a inovação.

Mas o sucesso da Apple se deve, em parte, ao controle rígido de seus produtos e serviços, mantendo as coisas intuitivas e perfeitas.

“Se a Apple for forçada a cumprir a lei, isso poderá significar o fim do fornecimento dessa experiência de usuário consistente e unificada, embora, da mesma forma, os consumidores estarão abertos a uma maior variedade de aplicativos e serviços, ajudando mais desenvolvedores e fornecedores”, disse McQueen.

Chatterjee observou que algumas pessoas são atraídas pela família de produtos da Apple justamente devido à facilidade de uso do ecossistema cuidadosamente gerenciado.

É possível que a Apple tenha que se esforçar muito mais para preservar a integridade de sua experiência, mas quaisquer mudanças provavelmente não serão suficientes para fazer com que os clientes saiam e vão para outro lugar.

“A grande maioria dos clientes da Apple provavelmente ficaria mais feliz com um pouco mais de opções e preços mais baixos, desde que isso não prejudicasse seus níveis de experiência do cliente, o que é ameaçado pelo menor controle que a Apple tem sobre a experiência”, disse Chatterjee.

Mas ele acrescentou que aqueles que atualmente estão fora do ecossistema da Apple provavelmente se beneficiarão ao “se conectarem de forma oportuna, sem ter que fazer tudo com a Apple”.



Últimas Notícias





Veja outras notícias aqui ▼