O salário mínimo 2023 foi determinado em medida provisória e deve começar a valer a partir do primeiro dia do ano que vem.
Nesta segunda-feira (12/12), o presidente Jair Bolsonaro publicou uma medida provisória (MP) que eleva o salário mínimo para 2023. O reajuste será de 7,43% sobre o valor atual, ficando acima da inflação calculada entre os meses de janeiro e novembro de 2022. De acordo com o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), o percentual nesses 11 meses foi de 5,21%.
É importante ressaltar que, por ser uma medida provisória, a norma já entrou em vigor. No entanto, ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
Novo governo tem outra previsão para o piso
No último mês de novembro, o senador eleito do Piauí, Wellington Dias, afirmou que o novo governo tem uma proposta diferente para o salário mínimo 2023. Em entrevista à GloboNews, o parlamentar afirmou que há planos para mudar o cálculo do piso nacional, considerando o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Caso isso aconteça, a remuneração deve contar com um reajuste 1,4% maior do que o estipulado pelo atual governo. Dessa forma, o salário mínimo ficaria em R$ 1.320 no próximo ano. Ou seja, R$ 18 acima do efetivado pela MP de Bolsonaro. A nova fórmula para calcular deve “ampliar o poder de compra”, segundo Dias.
“Vai impulsionar mais produção, mais industrialização, mais serviços, mais empreendedores e mais emprego e mais renda”, pontuou o senador. Ele explicou que o governo eleito pretende “fazer crescer a economia”. Caso a proposta comece a vigorar, o ganho real deve ser ainda maior que o esperado.